terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Índia alarga reconhecimento de minorias religiosas: Bahá’ís poderão ser os próximos

O governo indiano decidiu iniciar um estudo sobre a situação socio-económica das confissões religiosas classificadas como "outras" no recenseamento oficial, e que não se enquadram na lista de religiões minoritárias reconhecidas: muçulmanos, cristãos, sikhs, parsis, budistas e jainistas.

"Até agora, minoria significava apenas os muçulmanos. Isso vai mudar à medida que mais comunidades forem incluídas ", disse um responsável do Ministério dos Assuntos das Minorias. De acordo com o responsável, 7,3 milhões de pessoas, ou 0,6 por cento do total da população, pertencem aos “outros". "Mas não haverá quaisquer alterações bruscas. Estão a ser avaliados todos os aspectos destes assuntos", acrescentou.

Para começar, o Ministério decidiu olhar para os pedidos das comunidades que querem ser incluídas na lista e a primeira que provavelmente será adicionada serão os Bahá'ís. Quando questionado sobre o poder financeiro da comunidade e pedidos de ajuda ao governo, o responsável afirmou que os Bahá'ís não pediram ajuda financeira, mas apenas o reconhecimento como uma comunidade minoritária.

Outras fontes afirmaram que o reconhecimento dos Bahá’ís - que estão são perseguidos nos países islâmicos, especialmente o Irão - será enviar uma mensagem para a comunidade internacional, que frequentemente acusa Índia maltratar as suas minorias.

O responsável declarou que o Ministério tinha pedido à Comissão Nacional para as Minorias um parecer e está prestes a tomar uma decisão final sobre o assunto. Segundo ele, o governo também está a analisar as questões das minorias linguísticas e étnicas com a mesma preocupação e também vai estudar a sua situação.

-------------------------------------------
FONTES:
Modi Govt to Expand Ambit of the Word 'Minority' (The Sunday Standard)
Bahai community in India tipped to be first, as government expands recognition of religious minorities (Sen’s daily)


Sem comentários: