quinta-feira, 18 de maio de 2017

Iémen: Líderes tribais em solidariedade com os Bahá’ís

Centenas de iemenitas - liderados por chefes tribais e activistas de direitos humanos - manifestaram-se em Sana'a, na manhã do passado dia 15 de Maio de 2017, para denunciar o recente apelo à prisão de vários Bahá’ís iemenitas e exigir a sua libertação imediata.

Actualmente, cinco Bahá’ís, incluindo o líder tribal Walid Ayyash, continuam presos ou detidos sob a direcção de autoridades em Sana'a. Os detidos não foram autorizados a receber visitantes. Muitos outros Bahá’ís estão sob a ameaça de virem a ser presos.

"Há indicações claras provenientes de informações vindas de dentro do país que algumas autoridades receberam ordens do Irão para realizar essas acções injustas e não têm outro objectivo senão perseguir a comunidade Bahá'í", disse Bani Dugal, a principal representante da Comunidade Internacional Bahá’í junto das Nações Unidas.

"Não surpreendentemente, essa interferência de outro país está a despertar a solidariedade entre o povo iemenita numa escala sem precedentes em defesa dos Bahá'ís, que são seus amigos, irmãos, irmãs, vizinhos e companheiros de tribos. Isto também criou uma consciência sobre a Fé Bahá’í entre o povo do Iémen. E, claro, a história mostra que se perseguem inocentes, a sua causa vai-se espalhar."

Um dos líderes da campanha contra os Bahá'ís no Iémen tem sido um membro do Ministério Público em Sana'a, Rajeh Zayed. Várias informações indicam que, durante as manifestações pacíficas na manhã de segunda-feira, Zayed ameaçou a multidão com uma arma e tentou, sem sucesso, incitar à violência contra os presentes.

"Apesar dos seus esforços, a multidão permaneceu tranquila, e felizmente, os guardas da segurança abstiveram-se de violência", explicou Dugal.

"Esses tribos e activistas iemenitas mostraram corajosamente o seu apoio aos Bahá’ís, apesar de se tornarem alvo de ataques", disse Dugal. "A sua expressão de solidariedade, especialmente durante um período tão difícil para o seu país, é apreciada sinceramente pela comunidade internacional Bahá’í".

"De facto, as suas acções testemunham o princípio da unicidade da humanidade e mostram que estamos intimamente ligados, de modo que a dor e a alegria de um se tornam a dor e a alegria de outro. Esperamos que a perseguição descabida aos Bahá’ís no Iémen termine e as energias possam ser dirigidas para objectivos mais elevados, como o fim da violência que assola o país e a erradicação das doenças e desnutrição que afligem agora grandes segmentos da população nesse país."

------------------------------
FONTE: Tribal leaders stand in solidarity with Yemeni Baha'is (BWNS)

Sem comentários: