terça-feira, 6 de setembro de 2016

Bahá’ís pedem ao Presidente Rouhani o fim da repressão económica

Hasan Rouhani e Bani Dugal
A Comunidade Internacional Bahá’í endereçou um apelo oficial ao Presidente iraniano Hassan Rouhani para que ponha termo à repressão económica dos Bahá’ís daquele país.

O apelo foi feito numa carta dirigida ao Presidente Rouhani onde se mostra que desde a Revolução Islâmica de 1979, os Bahá’ís do Irão têm sido alvo de muitos actos de perseguição; entre estes actos está uma campanha persistente de estrangulamento económico, que continua até aos dias de hoje e não mostra sinais de abrandamento.

A carta assinada por Bani Dugal – a representante principal da Comunidade Internacional Bahá’í nas Nações Unidas – chama a atenção para a profunda contradição entre as declarações do governo iraniano sobre justiça económica, igualdade para todos e redução do desemprego e os esforços continuados para empobrecer um grupo dos seus cidadãos.

A carta destaca que esta campanha assumiu a forma de uma política deliberada contra os Bahá’ís: expulsão de funcionários públicos; limitações profundas no sector privado; interdição de várias profissões e actividades profissionais com a justificação de serem religiosamente “impuros”; confiscação de bens; e encerramento de empresas e lojas. Até o nível elevado dos montantes de exigidos como caução aos Bahá’ís que são detidos tem um efeito económico terrível na comunidade.

Além disto, a missiva também identifica o impacto económico da opressão de jovens Bahá’ís, estudantes, atletas e artistas. “As consequências económicas resultantes da negação de oportunidades aos jovens Bahá’ís para desenvolver os seus talentos são consideravelmente mais graves do que muitas outras formas de opressão”, afirma-se na carta.

Descrevendo esta discriminação sistemática como “apartheid económico”, a carta coloca questões pertinentes: “Como pode uma política de um governo empobrecer deliberadamente um sector da sua sociedade? Como é que os responsáveis pelas consequências financeiras sociais e psicológicas destas discriminações justificam os seus actos? Que valores civis ou religiosos permitem a exclusão premeditada de uma população da participação na vida económica do seu próprio país? Como se pode continuar a falar de construir uma sociedade justa e em progresso no meio desta injustiça sistemática?

A carta conclui apelando ao Presidente Rouhani que reveja urgentemente a situação dos Bahá’ís e corrija a situação.

Ler a carta em inglês aqui.
Ler a carta em persa aqui.

Recentemente, um documentário produzido por algumas pessoas no Irão onde é apresentado um vislumbre do tremendo sofrimento económico dos Bahá’ís no Irão atraiu a atenção da comunicação Social. A Amnistia Internacional apresentou o documentário na sua página do Facebook.

Um relatório especial sobre a opressão económica dos Bahá’ís no Irão publicado em 2015 pode ser consultado aqui.

-----------------------------------
FONTE: BIC calls on President Rouhani to end systematic economic oppression (BWNS)

Sem comentários: