segunda-feira, 25 de abril de 2016

Usar a Ciência para procurar a Verdade

Por Russell Ballew.


...os favores concedidos por Ele ao género humano estiveram, e sempre estarão, ilimitados no seu âmbito. O primeiro e o principal entre estes favores que o Omnipotente conferiu ao homem, é o dom da compreensão. O Seu propósito ao conferir essa dádiva não é, senão o de capacitar a Sua criatura a entender e reconhecer o Deus Uno e Verdadeiro... Este dom concede ao homem o poder de discernir a verdade em todas as coisas, leva-o àquilo que é correcto e ajuda-o a descobrir os segredos da criação. Em seguida encontra-se o poder da visão, o principal instrumento por meio do qual a sua compreensão pode funcionar. (Selecção dos Escritos de Bahá’u’lláh, XCV)
Como podemos ver o Reino de Deus?

Bahá’u’lláh escreveu que a visão é o “principal instrumento” com o qual podemos desenvolver um entendimento do Reino de Deus. Assim, uma das principais coisas que podemos querer que a ciência estude é a forma como a visão funciona.

Foi precisamente isto que Abu Ali al-Ḥasan ibn al-Ḥasan tentou fazer há quase mil anos atrás, no seu Livro da Óptica. O livro tenta responder à questão “O que é a visão?” As experiências de Hasan refutaram de forma eficaz as noções de Euclides e Ptolomeu de que a visão tinha origem em raios emitidos pelos olhos humanos. O livro foi inovador, não só nas conclusões que apresentava, mas também no processo utilizado para chegar aos seus resultados. Hasan é amplamente reconhecido como um dos primeiros académicos que definiu um processo coerente para investigar a verdade usando o método científico. O seu trabalho influenciou gerações posteriores de cientistas, desde Leonado Da Vinci e Galileu Galilei a Johannes Kepler e René Descartes. Estes homens deram prioridade ao processo e às evidências - em detrimento de preferências pessoais e dogmas - para alargar sistematicamente as fronteiras do conhecimento humano.

Será que existe algum elemento que apenas uma pessoa o consegue ver?

Dimitri Mendeleev
Há 146 anos atrás, Dmitri Mendeleev organizou todos os elementos químicos conhecidos numa das estruturas mais robustas para compreendermos como o mundo funciona: a tabela periódica de elementos.

O desenvolvimento da tabela periódica surgiu das observações cuidadosas de Mendeleev sobre as tendências dos fenómenos naturais. Por exemplo, ele identificou e codificou a repetição periódica de características básicas dos elementos, e isso permitiu-lhe antecipar a existência de elementos até então desconhecidos. Ao usar o método científico e a perspicácia, ele percebeu a verdade da existência de átomos antes da humanidade ter capacidade de verificar as suas descobertas.

Mendeleev calculou correctamente o peso atómico, condutividade, ponto de fusão e outras características distintivas de elementos como o Gálio (31 Ga) e o Rénio (75 Re) muito antes de estes serem descobertos. Um dos elementos que ele antecipou – o Tecnécio (43 Tc) - só foi descoberto em 1937, cerca de 30 anos depois da sua morte.

Como é que ele pôde ter fé na existência de elementos básicos que não podia ver nem provar que existiam?

Dmitri Mendeleev, tal como al-Hasan e outros cientistas, tinha fé nos frutos de um processo: o método científico. O Dicionário Oxford de Inglês define-o como "um ... procedimento ... que consiste na observação sistemática, medição, experimentação, formulação, teste e modificação das hipóteses."

Usando um processo semelhante, e tendo fé que este funcionaria correctamente, os adventistas no século XIX, anteciparam e preparam-se para a chegada de um novo profeta de Deus. Na Pérsia, os seguidores dos ensinamentos de Shaykh Ahmed fizeram a sua própria análise cuidadosa e determinaram que tinha chegado o momento de outra revelação. Qual era a base da sua convicção? Eles acreditavam no conceito radical de que o Espírito Santo regressa periodicamente de acordo com as necessidades do tempo.

A observação cuidadosa e testes sistemáticos levaram Mendeleev a prever as características específicas de elementos até então desconhecidos. Os alunos da seita Shaykh espalharam-se em busca de um profeta que poderia deslindar as suas questões espirituais mais complexas. Pensaram que seriam capazes de determinar o advento do novo profeta de Deus pelas suas capacidades e características. A característica principal de qualquer profeta de Deus é a sua capacidade que os espiritualmente surdos e cegos consigam ouvir e ver e, assim, entrar no Reino de Deus. Considere a explicação de Cristo deste poder aos seus seguidores:
Aproximando-se de Jesus, os discípulos disseram-lhe: «Porque lhes falas em parábolas?» Respondendo, disse-lhes: «A vós é dado conhecer os mistérios do Reino do Céu, mas a eles não lhes é dado... É por isso que lhes falo em parábolas: pois vêem, sem ver, e ouvem, sem ouvir nem compreender. (Mateus 13: 10-13)
Usar a palavra inspirada para infundir a humanidade com conhecimentos úteis sobre os reinos espirituais é uma característica essencial de todo o profeta de Deus. Em 23 de Maio de 1844, um homem chamado Mulla Husayn chegou à cidade de Shiraz, no Irão, trazendo um teste que ele acreditava iria provar o advento do Prometido. Numa busca visionária, Mulla Husayn decidiu entregar o seu coração e a sua lealdade àquele cuja explicação sobre a Sura de José lhe desse uma nova perspectiva sobre o Reino de Deus.

A preparação e o cuidado de Mulla Husayn foram recompensados quando ele foi recebido às portas da cidade de Shiraz por Siyyid Muhammad Ali. O jovem Ali Muhammad recebeu Mulla Husayn em sua casa, onde lhe declarou ser o Prometido - o Bab, o que significa que a Porta. Mullah Husayn considerou a alegação extraordinária do Bab à luz da razão. O Bab, por Seu lado, respondeu aos testes de Mulla Husayn como um sinal da misericórdia de Deus para a humanidade, e como uma celebração da nossa capacidade de geração de discernimento da verdade através da investigação independente de factos e provas. Mulla Husayn tornou-se o primeiro seguidor do Báb naquela noite, e assim surgiu uma nova dispensação religiosa. Por fim, a missão do Bab - preparar o caminho para outro profeta de Deus, Bahá'u'lláh - criou as condições para um novo período de revelação religiosa na história humana.

Pela primeira vez, um profeta de Deus declarou a sua condição para um representante da raça humana que o tinha procurado.

-----------------------------
Texto original: The Science of Seeing the Truth (www.bahaiteachings.org)


Sem comentários: