sábado, 30 de abril de 2016

Será que adoramos o dinheiro?

Por David Langness.
Quem ama o dinheiro não ama a Deus e quem ama Deus não ama o dinheiro... As almas devem desapegar-se do mundo. Aquelas almas que estão apegadas a este mundo e à sua riqueza estão privados de progresso espiritual. ('Abdu'l-Baha, Star of the West, Volume 4, p. 122)
Na semana passada fui a um encontro inter-religioso ambiental especial que pretendia para curar uma floresta ferida, mas estranhamente, acabei a perguntar-me se nós adoramos dinheiro.

Apenas a alguns quilómetros de onde eu moro, no sopé da Serra Nevada, no norte da Califórnia, alguns amigos encontraram uma marca muito feia no solo, o chamado corte raso (ou desmatamento), e decidiram fazer algo sobre o problema.

Alguma vez viram uma coisa dessas? Acontece quando as empresas madeireiras derrubam todas as árvores existentes.

Provavelmente a melhor maneira de encontrar as grandes clareiras é a partir do ar. Num pequeno avião ou num helicóptero, basta voar sobre praticamente qualquer extensão de floresta desprotegida, e mais cedo ou mais tarde, vemos grandes manchas de solo no meio da floresta. Normalmente, são feitas longe dos olhares do público, para esconder os efeitos terríveis de uma floresta dizimada.

Na verdade, proprietários de florestas e empresas madeireiras vão rotineiramente inventando maneiras de ocultar as clareiras. Quem viajar pelas principais auto-estradas e estradas no norte da Califórnia e no Oregon, por exemplo, terá a sensação que está a atravessar florestas densas, porque apenas pode ver o que parecem ser densas zonas de árvores em ambos os lados da estrada. Mas eu já voei sobre algumas dessas rodovias, e sei que eles só criaram uma ilusão. Quem observar a região do ar, percebe que existe uma faixa relativamente estreita de árvores de cada lado da estrada e enormes clareiras nas áreas onde os condutores e os seus passageiros não podem ver a devastação.

Corte raso numa floresta da Califórnia
O corte raso ocorre porque as empresas madeireiras sabem que é a forma mais rentável de cortar uma floresta. A alternativa, o chamado corte selectivo, abate árvores individuais, mas deixa a maior parte da floresta intacta, os custos são maiores, exige mais tempo e perícia.

Mas, voltemos à floresta ferida. Juntei-me a um grupo de cerca de cinquenta pessoas que foram a esta área arrasada no último domingo. Caminhamos por uma estrada de terra batida e lá conseguimos chegar; a visão da área arrasada deixou alguns de nós deprimidos. A desflorestação é hedionda! Parecia que tinha explodido uma bomba. À distância, podíamos ver árvores verdes saudáveis, mas no centro da área arrasada nada restava, excepto cepos e ramos cortados de cedros, pinheiros e carvalhos. Predominava a terra nua, repleta de lixo que os madeireiros tinham deixado. A chuva tinha provocado a erosão do solo. Nada crescia. Algumas pessoas, especialmente as crianças que vieram para o evento, choraram quando viram aquele cenário.

Pensei que uma nova colheita de árvores jovens podia já ter começado a crescer, pois o corte raso que víamos já tinha mais de um ano de idade, mas apenas algumas pequenas árvores novas tinham conseguido nascer. Pouco depois fiquei a saber que, aparentemente, empresas madeireiras, após o corte raso, normalmente lançam herbicidas tóxicos na terra para evitar que espécies nativas "indesejáveis" voltem a crescer. Depois de matar tudo, replantaram a área "selectivamente" com uma única espécie de árvores para criar o que eles chamam "floresta equiânea" (i.e., floresta em que as árvores têm a mesma idade). Por outras palavras, a empresa já tinha cortado uma secção inteira de terreno florestal, tornou a terra estéril e, de seguida, fez uma plantação artificial, para preparar o seu próximo corte raso dentro de cinquenta anos. A diversidade natural da floresta desapareceu durante a noite, juntamente com o habitat de milhares de animais e o oxigénio aquelas árvores que exalariam nos próximos séculos.

Passámos uma tarde interessante. Primeiro, reunimo-nos num grande círculo e lemos a Declaração dos Direitos da Mãe Terra, originalmente publicada na Conferência Mundial dos Povos sobre Alterações Climática e Direitos da Mãe Terra, em 22 de Abril de 2010, em Cochabamba, na Bolívia. Focamo-nos nestas palavras da declaração:
Nós, os povos da Terra somos todos parte da Mãe Terra, uma comunidade viva e indivisível, de seres inter-relacionados e interdependentes, com um destino comum. Cada ser humano é responsável por respeitar e viver em harmonia com a Mãe Terra.
Durante a leitura da Declaração, as pessoas expressaram a tristeza e dor que sentiam com estragos que estão a ser feitos na terra e às suas criaturas. Reconhecemos a nossa parte nesses estragos, decidimos corrigir isso, e oramos pela cura da comunidade vida. Um sacerdote metodista exibiu uma faixa que dizia "A Terra antes do lucro." Os nativo-americanos no grupo realizaram uma dança em círculo. Cantamos músicas juntos, cada um de nós expressando a esperança para que o nosso planeta se recupere, regenere e continue a sustentar-nos.

Depois começámos o plantio. As crianças espalharam sementes, e todos nós cavámos na terra e plantámos pequenas árvores vivas. Cada um fez a sua parte para reparar os estragos. Percebemos que apenas as crianças mais novas no grupo veriam os resultados, mas para nós a esperança era suficiente.

Esta experiência fez-me pensar no dinheiro. Todos nós poderíamos ver a empresa madeireira fez o corte raso apenas para obter um lucro, sem respeito por quaisquer outras considerações ou consequências. Tal como a faixa do meu amigo metodista, eu perguntava-me se a motivação do lucro se tornou normalmente aceite como justificação para todos os tipos de comportamentos predatórios e vergonhosos neste mundo materialista. Fiquei a pensar se estamos agora a pagar o preço por ignorar as implicações espirituais do capitalismo e do materialismo. Fiquei a pensar, face a tão grandes estragos ecológicos, se chegámos ao um ponto em que destruiremos a nossa única casa por adoração ao dinheiro.

E assim pensei em escrever uma série de artigos sobre as ligações entre o capitalismo, comércio e meio ambiente, e como nós podemos tentar reconciliar e curar o mundo material com a nossa natureza espiritual. Ao longo desta série, vou fixar-me nesta citação inspiradora dos ensinamentos Bahá'ís, que eu não conseguia parar de pensar quando estava naquela área da floreira destruída:
Todo homem de discernimento, quando caminha sobre a terra, sente-se, de facto envergonhado, na medida em que está plenamente consciente de que aquilo que é a fonte da sua prosperidade, da sua riqueza, da sua força, da sua exaltação, do seu progresso e poder é, conforme decretado por Deus, a própria terra, que é pisada sob os pés de todos os homens. Não pode haver dúvida de que quem for conhecedor desta verdade, está purificado e santificado de todo orgulho, arrogância e vanglória. (Bahá'u'lláh, Epístola ao Filho do Lobo, p. 44)
-----------------------------
Texto original: Do We Worship Money? (www.bahaiteachings.org)

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

David Langness é jornalista e crítico de literatura na revista Paste. É também editor e autor do site bahaiteachings.org. Vive em Sierra Foothills, California, EUA.

Sem comentários: