sábado, 8 de março de 2014

Religião: o Agente Mais Nocivo neste Planeta?

Por David Langness.


Há uns dias atrás, um amigo historiador e eu tivemos uma longa discussão sobre religião. Quando ele soube da minha crença na Fé Bahá’í, desafiou-me dizendo: "Eu penso que a religião tem sido responsável pela maior parte dos problemas da humanidade ao longo da história."

Ele ficou surpreendido quando concordei.

Disse-lhe que Bahá'u'lláh, o Profeta e Fundador da Fé Bahá'í, falou abertamente contra todas as formas antiquadas, dogmáticas e degeneradas de religião. Na verdade, Bahá'u'lláh culpou os dirigentes corruptos das religiões pelo caos e confusão no mundo, e pelo sofrimento dos Profetas de Deus:
Os dirigentes da religião, em todas as épocas, têm impedido o seu povo de atingir as margens da salvação eterna, na medida em que possuem o controlo da autoridade nas suas poderosas mãos. Alguns por desejo de poder, outros por falta de conhecimento e compreensão, têm sido a causa da privação do povo. Com o seu consentimento e autoridade, todo o Profeta de Deus sorveu do cálice do sacrifício, e elevou o Seu voo até aos cumes da glória. Que indescritíveis crueldades, aqueles que ocuparam lugares de autoridade e de erudição, infligiram sobre os verdadeiros Monarcas do mundo, essas Joias da virtude divina! Contentando-se com um poder transitório, privaram-se de uma soberania eterna. (O Livro da Certeza, parágrafo. 15)
Depois da nossa discussão, penso que o meu amigo percebeu que os Bahá’ís têm uma visão distinta, científica e factual da história da religião. Acreditamos, expliquei-lhe, nas origens puras e altruístas de todas as grandes religiões. Acreditamos que os ensinamentos originais dos profetas e fundadores das grandes religiões do mundo têm constituído o principal instrumento para a definição do carácter moral, ordem e harmonia no mundo. Mas os Bahá’ís também consideram que o clero, que assumiu o poder e o controle das mentes das pessoas, alterou e adulterou lentamente a pureza desses ensinamentos originais, substituindo-os por dogmas e superstições, e usou a sua posição para promover os seus próprios interesses. A religião degradou-se gradualmente e tornou-se corrupta, conflituosa e morta, desprovida dos seus ideais, inspiração e intenção originais.


Em cada ciclo de revelação religiosa ocorreu este padrão de declínio gradual e renovação por revelação. Como em todas as coisas, o novo substitui o antigo. A verdadeira religião, quando aparece no mundo, traz amor e unidade para a humanidade. Mas, como dizem claramente as escrituras Bahá’ís, quando essa intenção original é corrompida por "líderes" religiosos, a religião pode tornar-se "o agente mais nocivo neste planeta":
A verdadeira religião é a base da civilização divina. A civilização material é semelhante ao corpo; civilização divina é semelhante ao espírito. Um corpo sem espírito está morto, embora se possa vestir com a maior beleza e formosura.
Em resumo, por religião entendemos esses laços necessários que têm poder de unir. Esta sempre foi a essência da religião de Deus. Esta é a dádiva eterna de Deus! Este é o objectivo de ensinamentos e as leis divinas! Esta é a luz da vida eterna! Mas que desgraça! Mil vezes que desgraça, quando esta base sólida é abandonada e esquecida, e os líderes das religiões constroem um conjunto de superstições e rituais que estão em completo desacordo com o pensamento basilar. E porque estas ideias artificiais diferem umas das outras, estas causarão contenda que gera conflitos e termina em guerra e derramamento de sangue; o sangue de pessoas inocentes é derramado, os seus bens são pilhados e os seus filhos tornam-se cativos e órfãos.

Assim, a religião que estava destinada a tornar-se a causa da amizade tornou-se a causa da inimizade. A religião, que era para ser como mel doce, é transformada em veneno amargo. A religião, cuja função era iluminar a humanidade, tornou-se factor de obscurantismo e tristeza. A religião, que devia conferir consciência sobre a vida eterna, tornou-se um diabólico instrumento de morte. Enquanto estas superstições forem utilizadas e estas redes de dissimulação e hipocrisia estiverem disponíveis, a religião será o agente mais nocivo neste planeta. Estas tradições obsoletas, que são herdadas até aos dias de hoje, devem ser abandonadas, e assim, livres das superstições do passado, devemos investigar o propósito original. A base sobre a qual construíram as super-estruturas será vista como uma, e única, realidade absoluta; e porque a realidade é indivisível, a unidade e a amizade plenas serão instituídas e a verdadeira religião de Deus revelar-se-á em toda a sua beleza e sublimidade na assembleia do mundo. ('Abdu'l-Bahá, Divine Philosophy, pags. 161-162.)
-------------------------------------------------
Texto Original: Religion - The Most Harmful Agency on the Planet? (bahaiteachings.org)

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

David Langness é jornalista e critico de literatura na revista Paste. É também editor e autor do site BahaiTeachings.org. Vive em Sierra Foothills, California, EUA.

Sem comentários: