sábado, 21 de dezembro de 2013

Senado dos EUA aprova resolução condenando a perseguição aos Bahá’ís no Irão


Os senadores Dick Durbin esquerda) e Mark Kirk falando numa conferência de imprensa conjunta, em Chicago. Apesar de pertencerem a partidos diferentes, estes dois políticos são amigos e estão unidos na condenação da perseguição aos Bahá’ís do Irão. Foto: Associated Press.

Ao aprovar a da Resolução nº 75, apresentada pelos senadores Mark Kirk (Republicano) e Dick Durbin (Democrata), do Estado do Illinois, o Senado dos EUA condenou formalmente a perseguição enfrentada pela comunidade Bahá’í do Irão com a aprovação. No resumo desta resolução declara-se:
Condena o Irão por sua perseguição fomentada pelo Estado contra a sua minoria Bahá’í e sua contínua violação das Convenções Internacionais sobre Direitos Humanos.

Apela ao Irão para libertar os sete dirigentes presos, os 12 educadores presos e todos os outros prisioneiros mantidos unicamente devido à sua religião.

Apela ao Presidente e ao Secretário de Estado, em cooperação com as nações responsáveis, para condenar violação continuada pelo Irão dos direitos humanos e a exigir a libertação de prisioneiros mantidos unicamente devido à sua religião.

Exorta o Presidente e o Secretário a utilizar todas a autoridade disponível, incluindo a Lei de Sanções Integrais Responsabilidade e Desinvestimento contra o Irão, de 2010, para impor sanções aos funcionários do governo iraniano e outras pessoas directamente responsáveis por abusos graves dos direitos humanos, incluindo os abusos contra a comunidade Bahá’í do Irão.

A resolução foi saudada pela Comunidade Bahá'í Americana. "Esta resolução é particularmente oportuna. Com o lançamento, no passado dia 26 de Novembro, do há muito aguardado projecto de Carta dos Direitos dos Cidadãos do presidente Rouhani, que, nos seus termos actuais, não protege as minorias religiosas que ainda não estão reconhecidos pela constituição iraniana, tal como os Bahá'ís, é importante que a situação dos Bahá'ís seja enfatizada, de modo a pressionar o Sr. Rouhani e altos funcionários iranianos a elaborar uma carta mais inclusiva", disse Kenneth E. Bowers, Secretário da Assembleia Espiritual Nacional dos Bahá'ís da Estados Unidos, num comunicado de imprensa.

Segundo o Gabinete de Assuntos Externos dos Bahá’ís dos EUA, actualmente 116 Bahá’ís estão presos. Entre estes, sete foram condenados a 20 anos de prisão devido à sua liderança religiosa. Os seus nomes são Fariba Kamalabadi, Jamaloddin Khanjani, Afif Naeimi, Saeid Rezaie, Mahvash Sabet, Behrouz Tavakkoli, e Vahid Tizfahm.

Os Bahá’ís são a maior minoria religiosa do Irão, embora a religião tenha surgido naquele país no século XIX. O Relatório de 2012 da Comissão sobre Liberdade Religiosa Internacional declarou: "Desde 1979, as autoridades do governo iraniano mataram mais de 200 dirigentes Bahá’ís no Irão e expulsaram mais de 10.000 de empregos públicos e universitários."

Os senadores apresentaram a proposta de resolução em Março. "O Illinois é o lar do mundialmente conhecido Templo Bahá’í. Assim a situação dos Bahá’ís no Irão, tem um significado especial para os nossos cidadãos", afirmou Kirk. "A minha esperança é esta resolução traga a perseguição aos Bahá’ís e a questão dos direitos humanos no Irão para o primeiro plano da agenda internacional".

Durbin acrescentou: "A perseguição religiosa aos Bahá'ís no Irão é uma violação de um dos nossos mais elementares direitos humanos. Esta resolução não só irá aumentar a consciência sobre a situação no Irão, mas que também irá lembrar a comunidade internacional que ainda deve pressionar mais pela segurança e justiça para as minorias religiosas em todo o mundo. A Comunidade Bahá’í no Irão merece as mesmas liberdades religiosas que gozam os nossos vizinhos Bahá’ís no Illinois".

---------------------------------------------------------------------
Traduzido e adaptado de: Senate Resolution 75 Condemns Baha'i Persecution In Iran: Senators Kirk And Durbin Pass Bill (Huffington Post)

Sem comentários: