quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Prisioneiros iranianos exigem justiça para Bahá’í assassinado

Prisão Raja'i Shahr
Na prisão Raja'i Shahr, um grupo de 48 prisioneiros políticos e prisioneiros de consciência divulgou uma carta, exigindo uma investigação sobre a morte do Sr. Atta'u'llah Rezvani e o julgamento dos seus assassinos. O Sr. Rezvani tinha 52 anos; era Bahá'í e um conhecido activista social, de 52 anos de idade. Foi sequestrado e posteriormente assassinado na cidade portuária de Bandar Abbas, no mês passado. O crime seguiu-se a um discurso de ódio contra os Bahá’ís feito por um imam local. Há motivos para acreditar que o seu assassinato teve motivações religiosas. A sua morte provocou a indignação dos Bahá’ís em todo o mundo.

O conteúdo da carta assim como o nome dos signatários foi publicado pelo site Rahesabz. Aqui fica a tradução, feita a partir de uma tradução inglesa publicada aqui.

Em nome d'Aquele que é a Fonte de esperança e medo

Fomos informados que o Sr. Atta'u'llah Rezvani, um companheiro Bahá’í, casado e pai de dois filhos, foi sequestrado e depois morto com um tiro na cabeça em Bandar Abbas. Este acto desprezível enche todo o coração humano com dor e tristeza.

Considerando o historial de repetidas ameaças de morte contra o falecido, bem como a frequência e âmbito das detenções e intimações contra os membros da comunidade Bahá’í, e a semelhança e recorrência dessas tais atrocidades, que muitas vezes levaram à perda da vida ou a graves incapacidades físicas, nos últimos anos, nós, prisioneiros de consciência na prisão de Rajai Shahr, condenamos este acto cruel e exigimos uma investigação imediata e julgamento dos responsáveis por este incidente e que aqueles que o ordenaram sejam levados perante um tribunal justo.

Este acontecimento horrível cria um clima de insegurança entre os companheiros da comunidade Bahá'í do Irão, bem como outros grupos minoritários. Deve ser assegurada uma investigação imediata e imparcial sobre este assunto de forma a garantir a segurança e o bem-estar do povo iraniano.

Com base na Declaração Universal dos Direitos Humanos (da qual o Irão é signatário) e, tal como estipulado na Constituição Iraniana, todos os cidadãos têm direitos iguais, e o governo é responsável por proteger a sua segurança pessoal, financeira e social.

De acordo com os artigos 19º e 20º da nossa Constituição, os povos do Irão, independentemente da sua etnia e nacionalidade, são iguais; a cor, a raça, a língua, e outras características não podem conceder nenhum privilégio, e todos os cidadãos, homens e mulheres, estão sujeitos ao primado da lei ...

De acordo com as normas acima referidas, nós, abaixo assinado, exigimos que os direitos de todos os cidadãos, independentemente de crenças diferentes, sejam preservados, e que todos os cidadãos sejam tratados igualmente e sem discriminação.

Prisão de Raja'i Shahr , Sexta-feira, 8 Shahrivar, 1392 (30 Agosto de 2013)
Siyyid Muhammad Seif Zadeh
Kaivon Samimi
Mahdi Mahmudian
Jamll’u-Ddin Khanjani
Behruz Azizi Tavakolli
Mahdi Mu`tamedi Mehr
Saeed Rizai Tarangi
Anif Naimi
Vahid Tizfahm
Ja`far Iqdami
Rasul Bedaqi
Farhad Sedqi
Kamran Mortezai
Mahmud Badavam
Ramin Ziba`i
Mustafa Neili
Shahrokh Zamani
Kamran Rahimian
Kaivon Rahimian
Saeed Masuri
Muhammad-Ali Mansuri
Shahin Negari
ShahrokhTaeef
Riaz’u'llah Sobhani
Aziz’u'llah Samandari
Navid Khanjani
Aman’u'llah Mostaqim
Ayat Mehr-Ali Beigo
Mahmud Fazli
Shahram Radmehr
Latif Husna
Behbod Qoli-Zadeh
Payam Markazi
Farhad Fahandezh
Hurosh Zabari
Luqman Moradi
Zaniar Moradi
Didar Ra`ufi
Farhomand Sanai
Peyman Kashfi
Kamal Kashani
Foad Fahandezh
Siamak Sadri
Foad Khanjani
Afshin Heyratian
Shahram Chinian
Ifan Shahidi
Ali-Reza Farahani
-------------------------
Sobre este assunto:
Political Prisoners Pen Letter Demanding Justice forAtaollah Rezvani (MNBR)
Letter from Reja’i Shahr political prisoners demandingarrest and punishment of perpetrators who killed Mr. Rizvani (IranPressWatch)

Sem comentários: