sábado, 18 de maio de 2013

Casa de Bahá'u'lláh em Teerão: uma polémica pré-eleitoral no Irão

Em 2006 as autoridades iranianas incluíram a casa onde Bahá'u'lláh nasceu em Teerão no registo de edifícios históricos da capital iraniana.

Nos últimos dias, a agência noticiosa FARS (de cariz conservador) tem publicado diversas notícias sobre este edifício e as suas obras de restauro que estão planeadas. Essas notícias têm sido acompanhadas de diversas fotos e divulgadas em várias publicações. O objectivo destas notícias - segundo o blog de Sen McGlin - é prejudicar Isfandiyar Rahim Masha'i, um aliado e familiar do presidente Ahmadinedjad e possível candidato à eleições presidenciais.

A agência FARS afirma que existem centenas de casas antigas em Teerão com valor arquitectónico e cultural semelhante e que não foram registadas pelas autoridades provinciais responsáveis pela Herança Cultural. A agência indica listas de residências de príncipes e clérigos conhecidos que não foram registadas e descreve (com o facciosismo do costume) a importância da casa na história Bahá’í.

O edifício esteve nas mãos de uma organização de propagação islâmica e foi adquirido pelo actual proprietário em 2005 com o objectivo de evitar a sua demolição. Este proprietário registou o edifício como edifício histórico e pretende restaura-lo com os seus próprios recursos. No entanto, a comunicação social iraniana vai afirmando que o edifício foi comprado pela Fundação do Património Cultural quando o Sr. Masha'i chefiava essa organização.

Abaixo ficam as fotos do edifício divulgadas pela agência FARS.
















Sem comentários: