quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Mais uma manobra de intimidação!

Shirin Ebadi saindo do Centro de Defesa de Direitos Humanos,
no passado dia 21 de Dezembro, em Teerão
(Foto AP)

Um grupo de manifestantes atacou hoje a residência de Shirin Ebadi em Teerão, pintando vários insultos nas paredes e entoando slogans como «Ebadi apoia os assassinos de Israel». Os manifestantes acabaram por ser dispersados pela polícia.

Ironicamente, o Centro de Defesa de Direitos Humanos (de que a Drª Ebadi faz parte) tinha publicado um comunicado condenando a violência em Gaza e exigindo uma acção rápida por parte das organizações internacionais.

Recorde-se que a Drª Ebadi, Prémio Nobel da Paz (2003), antiga juiz e veterana defensora dos Direitos Humanos no Irão, aceitou defender 7 dirigentes Bahá’ís detidos no passado mês de Maio. E um cliché da propaganda iraniana consiste em considerar os Bahá’ís como “agentes sionistas”. Compreende-se assim as motivações deste incidente, e percebe-se quem são os seus mentores!

Recorde-se que na passada segunda-feira, vários agentes da autoridade invadiram os seu escritório de advocacia, confiscando computadores e vários documentos sobre os seus clientes (na maioria, activistas políticos). Na semana passada, os escritórios do Centro de Defesa de Direitos Humanos tinham sido encerrados, após uma celebração do 60º Aniversário do Dia dos Direitos Humanos. E há alguns meses atrás a sua filha foi acusada pela agência noticiosa oficial de se ter convertido à Fé Bahá’í.

--------------------------------------------------
Sobre este assunto:
Ataque no Irã contra a casa da Nobel da Paz Shirin Ebadi (AFP)
L'Union européenne exprime ses "craintes" pour l'avocate iranienne Shirin Ebadi (Le Monde)
Protesters attack Tehran home of Nobel winner (CNN)
Iranian raid on Ebadi condemned (BBC)
Iran's Nobel Laureate Dismisses Official Motives For Raids (RFE)
Ataque contra la casa de la Nobel de la Paz Shirin Ebadi (La Nueva)
Iran: End Persecution of Nobel Laureate (Payvand)
L'ambassadeur d'Iran convoqué par la présidence de l'UE (Iran Focus)

Sem comentários: