quarta-feira, 26 de maio de 2004

O Desporto ao serviço da Paz

Há algumas semanas atrás referi a digressão da equipa de cricket da Índia no Paquistão (link); posteriormente, a equipa paquistanesa efectuou uma digressão pela Índia. Este tipo de gestos tem por objectivo atenuar as tensões entre os povos dos dois países; é claramente uma tentativa de usar o desporto a favor da paz.

Mais recentemente, algumas organizações humanitárias tomaram uma inciativa digna de elogio e merecedora da nossa atenção: realizaram vários jogos de cricket entre adolescentes dos dois países; estes adolescentes, entre os 12 e os 17 anos pertencem aos chamados "meninos de rua". Primeiramente organizaram equipas de acordo com a nacionalidade dos jovens; posteriormente, organizaram-se jogos com equipas mistas.

Com as equipas mistas, o entusiasmo pelo jogo tornou-se muito mais importante do que qualquer carga política ou nacionalista que o pudesse rodear. O jogo tornou-se um factor de unidade para estes adolescentes provenientes de países que têm tradicionalmente relações muito difíceis.

Esperemos que, com estas e outras iniciativas semelhantes, as próximas gerações de indianos e paquistaneses tenham mais e melhores condições para se entenderem. Oxalá iniciativas destas se pudessem repetir noutros locais do mundo!

Uma foto-reportagem sobre esta notícia está no site da BBC.

Sem comentários: