segunda-feira, 3 de maio de 2004

A Consciência da Utilidade

O post do Henrique - Consciência da Inutilidade - deve ter sido um desabafo dele; mas foi uma espécie de provocação para mim. Aqui está a resposta a esse desabafo provocador.

Será inútil preocuparmo-nos com os altos e baixos na evolução da humanidade? Será a violência inerente à condição humana? Enquanto houver humanidade, haverá guerras? Olhando para a história das civilizações poderíamos dizer que sempre houve guerras; uma dedução aparentemente lógica seria "se sempre houve guerras, então sempre haverá".

Na verdade, ao longo da história as diferentes civilizações reflectiram o amadurecimento da espécie humana; começámos por nos organizar como tribos, depois como grupos de cidades, mais tarde como países e impérios. Em todos os tipos de organização social que criámos, sempre combatemos uns com os outros. Mas poderemos continuarmos com guerras numa sociedade global? Não me parece.

A evolução que a humanidade atravessou pode ser comparada à evolução de um ser humano. Existem crises e impulsos próprios da infância e da adolescência que raramente se observam num adulto. Um adulto normal raramente tem impulsos irreflectidos; não faz birras, nem tem crises de adolescente. Tem sentido de justiça e bom senso; prefere o diálogo à violência (raramente recorre a esta).

Neste processo de amadurecimento global, sem nos apercebermos, estamos a criar um mundo novo; assistimos a processos de desintegração da velha ordem e construção de uma sociedade global mais justa e equilibrada. Estamos a sair da nossa adolescência colectiva e a entrar numa idade adulta colectiva. Muito provavelmente, os nossos filhos e netos vão assistir a transformações tremendas neste planeta, tal como nós assistimos a coisas inacreditáveis para os nossos avós. A União Europeia seria algo praticável há 100 anos? O fim do comunismo, enquanto potência mundial, seria imaginável há 50 anos? Quantos países utilizam hoje métodos democráticos nos seus sistemas políticos e quantos o faziam há 100 anos?

É evidente que o futuro imediato da humanidade é sombrio: terrorismo, capitalismo selvagem, uma ONU fraca e pouco hábil, ameaças ambientais terríveis,… só para mencionar algumas coisas. Mas a médio e longo prazo, acredito que este mundo só pode melhorar. Como disse Bahá'u'lláh, "...estas lutas infrutíferas, estas guerras ruinosas hão de passar e a mais grandiosa paz virá..."

Sem comentários: