segunda-feira, 24 de maio de 2004

Apenas Palha

Durante muitos anos assinei os meus e-mails com uma frase de S. Tomás de Aquino: "Tudo que escrevi foi apenas palha." Esta frase suscitava alguns comentários bem divertidos dos destinatários. Por vezes apenas aquela frase na assinatura chegava para pôr em causa todo o conteúdo da mensagem.

Esta frase tem suscitado muitas e diversas interpretações; algumas pessoas entendem-na como uma negação de S. Tomás em relação à sua própria obra; outras preferem interpretá-la como um reconhecimento da insignificância de qualquer palavra proferida por um ser humano, perante a grandeza e o poder da Palavra de Deus.

Prefiro esta segunda interpretação. Nas escrituras sagradas podemos ver exemplos do poder da palavra divina, na forma como influenciou e transformou consciências, sociedade e nações. Foi pela influência da Palavra de Deus que os inimigos da fé se transformam em defensores e mártires da religião; foi pela influência da Palavra que sociedades tribais se transformaram em nações organizadas e prósperas.

Nas escrituras Bahá'ís, afirma-se que a Palavra de Deus é tão poderosa que Deus apenas teve de pronunciar a palavra "Sê" (forma do verbo ser) para chamar toda a criação à existência. É, obviamente, uma imagem figurativa do poder da Palavra, que nos leva a reflectir. Se uma pequena palavra tem assim tanto poder, imagine-se uma epístola ou um livro sagrado!

As palavras dos seres humanos também podem ter uma influência poderosa; podem destruir uma reputação ou criar a fama de uma pessoa; podem incutir sensações, desejos e afectos.

A blogosfera está repleta de palavras. O que aconteceria se entre estas surgisse um blog de autoria do próprio Deus?

Como iriam as palavras humanas reagir à presença e influência das palavras divinas? Como iriam reagir os blogs mais conhecidos?

É divertido imaginar algumas reacções:

O Abrupto elaboraria sobre influências políticas desse blog e incluiria alguns Salmos nos Early Morning Blogs?
O BDE quereria saber que partido tinha Ele tomado na Guerra do Iraque?
O Blasfémias tentaria classificá-lo na sua tabela do Blasferas?
O Barnabé iria insistir que Ele era de esquerda e tratá-lo por "Camarada"?
O Jumento iria logo demonstrar que Deus tinha impostos em atraso?
A Ana Gomes iria denunciá-lo por passividade durante a crise de Timor?
O Blog 19 iria pedir a intervenção d'Ele em milhares e milhares de casos de violação de direitos humanos?

É difícil conter um sorriso ao especular sobre possíveis reacções dos diferentes blogs. No fundo, a grande questão seria saber com que rapidez iríamos reconhecer que as nossas palavras (não apenas na blogosfera!) são apenas palha, perante o poder e influência da Palavra Divina.